segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chuva de meteoros surpreende população no Ceará


Os rastros de luzes no céu poderão ser vistos até a noite do próximo dia 29

Durante a noite desta segunda-feira (20), moradores de todo o Estado puderam presenciar a periódica chuva de meteoros Orionídeas, que costuma acontecer nesse período do ano. O fênomeno surpreendeu a população, que acompanhou a queda dos corpos celestes em municípios como Fortaleza, Santa Quitéria, Aracoiaba, Iguatu, Canindé, Aratuba, Viçosa.

Especialistas afirmam que os restos do cometa Halley são os responsáveis pelo fenômeno originado dentro da constelação de Órion. "A pressão do vento solar aquece, rochas se desprendem formando uma nuvem de detritos e caem na atmosfera", afirma Dermeval Carneiro, físico-astrônomo e diretor do planetário Rubens de Azevedo.

O fenômeno traz rastros de luzes no céu e tem origem no interior na constelação de Órion, ponto de onde os detritos são irradiados, acontecendo devido aos restos expelidos pelo cometa Halley, que passou próximo ao sol em 1985.

Fragmentos não representam perigo

"O período em que isso ocorre vai de 2 de outubro a 7 de novembro, e o pico é justamente na madrugada do dia 21, ou seja, de hoje para amanhã. Órion deve aparecer no lado do nascente por volta da meia noite de hoje. Esses fragmentos, entretanto, não representam perigo, pois são do tamanho de grãos de poeira ou de uma unha", explica Heliomárzio Moreira, coordenador do Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (Gepac) do IFCE e membro do Clube de Astronomia de Fortaleza.

Os rastros de luzes no céu, enviados por internautas através da ferramenta VCrepórter no Whats App (85) 8948.8712, poderão ser vistos até a noite do próximo dia 29, com a intensidade variando entre 20 a 60 meteoros por hora.

Confira registro feitos por internautas:




Fonte: Diário do Nordeste
Blog Bairro Padre Palhano Sobral-CE 20\10\2014 

0 comentários:

Postar um comentário