sexta-feira, 12 de agosto de 2016

UVA: Manifestação de professores toma as ruas do centro de Sobral


Seguindo determinação nacional, professores, alunos e apoiadores da causa, tomaram conta da Praça de Cuba, no Centro de Sobral, nesta manhã de quinta-feira,11, durante a ‘Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública’, que ocorre em todo o País. A manifestação pede negociação imediata, por parte do governo do Estado, em relação à greve, que chega ao seu terceiro mês. Os professores alegam que após diversas reuniões, nenhum acordo foi fechado, por falta de uma proposta que realmente atenda as demandas da Instituição.

Reivindicações

Entre as reivindicações, estão a reposição salarial de 12,67%; e concurso para professores, pois hoje são 330 efetivos e pouco mais de cem substitutos, que, segundo os manifestantes, só atingiu esse número por conta da pressão feita entre outubro de 2014 e janeiro de 2015, em outra greve, que garantiu a nomeação e posse para 69 vagas emergenciais à época; a realização da segunda etapa do concurso; além de implantação de pedidos de ascensão, progressão e dedicação exclusiva, tanto para professores quanto outros servidores; construção de laboratório; e reformas e ampliações da estrutura.

Condições precárias

A Universidade Vale do Acaraú (UVA) atende a quase 11 mil alunos, em condições precárias, de acordo com a professora Rosângela Pimenta, vice-presidente do Sindicato dos Servidores da UVA, uma das pessoas que encabeçam a manifestação, que segue pelas principais ruas e avenidas do Centro de Sobral, após a concentração na Praça de Cuba. “A UVA hoje, se não fosse a greve não funcionaria por falta de pagamento de energia. Nossa estrutura está caindo aos pedaços. Nós professores temos que dar aula em laboratório, em auditório e até em gabinete. Temos espaços que o teto praticamente desabou. Nossos recursos têm sido reduzidos, então precisamos de negociação junto ao Governo do Ceará, o mais depressa possível. A situação está caminhando para se tornar insustentável”, disse.



Fonte: Blog Zona Norte/Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário