O primeiro medicamento não hormonal contra as ondas de calor da menopausa, chamadas "fogachas", foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os sintomas vasomotores moderados e intensos, os fogachos, afetam até 80% das mulheres com idade entre 40 e 65 anos.
“No Brasil, 36,2% das mulheres na menopausa (40-65 anos) sofrem com SVM moderados a intensos, uma taxa que supera significativamente a média de 15,6% observada globalmente”, informou Astellas Farma, produtora do medicamento.
O produto será vendido no Brasil com nome comercial de Veoza. Em nota, o fabricante informou que o processo de aprovação incluiu três ensaios clínicos de fase 3 com mais de 3 mil indíviduos inscritos na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.
“Antes da menopausa, há um equilíbrio entre os estrogênios (hormônios produzidos pelos ovários da mulher) e a neurocinina B (NKB), uma substância química do cérebro. Essa estabilidade regula o centro de controle de temperatura do corpo localizado em uma área específica do cérebro”, destacou o laboratório.
Segundo o laboratório, entre as mulheres que apresentam esses sintomas, quase 70% das brasileiras (69,9%) classificam as ondas de calor e os suores noturnos como intensos,"indicando um impacto severo na qualidade de vida, produtividade e sono”.
🗞️𝑨𝑫𝑴 𝑵𝑶𝑻𝑰́𝑪𝑰𝑨𝑺🗞️












.jpg)








