This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.


terça-feira, 23 de junho de 2026

AFETAM ATÉ 80% DAS MULHERES COM IDADE ENTRE 40 E 65 ANOS



O primeiro medicamento não hormonal contra as ondas de calor da menopausa, chamadas "fogachas", foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os sintomas vasomotores moderados e intensos, os fogachos, afetam até 80% das mulheres com idade entre 40 e 65 anos. 


“No Brasil, 36,2% das mulheres na menopausa (40-65 anos) sofrem com SVM moderados a intensos, uma taxa que supera significativamente a média de 15,6% observada globalmente”, informou Astellas Farma, produtora do medicamento.


O produto será vendido no Brasil com nome comercial de Veoza. Em nota, o fabricante informou que o processo de aprovação incluiu três ensaios clínicos de fase 3 com mais de 3 mil indíviduos inscritos na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.


“Antes da menopausa, há um equilíbrio entre os estrogênios (hormônios produzidos pelos ovários da mulher) e a neurocinina B (NKB), uma substância química do cérebro. Essa estabilidade regula o centro de controle de temperatura do corpo localizado em uma área específica do cérebro”, destacou o laboratório.


Segundo o laboratório, entre as mulheres que apresentam esses sintomas, quase 70% das brasileiras (69,9%) classificam as ondas de calor e os suores noturnos como intensos,"indicando um impacto severo na qualidade de vida, produtividade e sono”. 



       🗞️𝑨𝑫𝑴 𝑵𝑶𝑻𝑰́𝑪𝑰𝑨𝑺🗞️ 

ACIDENTE COM VITIMA FATAL FOI REGISTRADO NA TANDE DESSA TERÇA, PRÓXIMO A VILA SÃO PEDRO, EM JUCÁS



Um homem de 36 anos, identificado como Carlos Manoel, morreu na tarde desta terça-feira, 23/06/2026, em um acidente na CE que dá acesso ao distrito de São Pedro, na zona rural de Jucás, no Centro-Sul do Ceará.


De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, Carlos Manoel pilotava uma motocicleta e levava a irmã como passageira quando tentou ultrapassar um caminhão caçamba em uma curva. Nesse momento, a moto colidiu frontalmente com o veículo de carga.


Com o impacto, o motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A irmã dele sofreu lesões e foi socorrida por equipes do SAMU para uma unidade de saúde da região. O estado de saúde dela não foi divulgado oficialmente.


A Polícia Militar isolou a área para preservar vestígios. Peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará realizaram os exames de local e, em seguida, o corpo foi removido pelo rabecão do IML.


A Polícia Civil de Jucás instaurou procedimento para apurar as circunstâncias da colisão. A dinâmica do acidente, incluindo velocidade, condições da via e visibilidade na curva, será analisada a partir de laudos técnicos e depoimentos de testemunhas.



       🗞️𝑨𝑫𝑴 𝑵𝑶𝑻𝑰́𝑪𝑰𝑨𝑺🗞️ 

FIM DE UMA JORNADA DE HONRA; TENETE GERLA ENCERRA CARREIRA APÓS MAIS DE 3 DÉCADAS SERVINDO AO CEARÁ



Chega ao fim uma longa e respeitada trajetória na segurança pública cearense. A 2ª Tenente Antônia Gerla Ferreira de Araújo passou para a reserva remunerada da Polícia Militar do Ceará após dedicar 31 anos, cinco meses e 20 dias de sua vida ao serviço policial.


Ao longo de sua carreira, a oficial desempenhou diversas funções dentro da corporação, sempre pautando sua atuação pelo compromisso com a missão policial e pelo respeito aos princípios que norteiam a instituição. Sua história foi construída com dedicação diária, enfrentando os desafios da profissão e contribuindo para a proteção da população cearense.


A promoção ao posto de 2ª Tenente, conquistada recentemente, representou um importante reconhecimento à sua caminhada profissional e coroou uma trajetória marcada pela perseverança e pelo empenho em servir à sociedade.


Com a passagem para a reserva, encerra-se um ciclo de mais de três décadas de trabalho e dedicação à Polícia Militar. O momento é de reconhecimento pela contribuição prestada à corporação e pelo exemplo deixado aos colegas e às futuras gerações de policiais.


A despedida da atividade operacional deixa registrada uma carreira marcada pela seriedade, pelo profissionalismo e pela lealdade à farda. Agora, inicia-se uma nova etapa, levando consigo o orgulho de uma missão cumprida e o respeito conquistado ao longo dos anos de serviço. A homenagem é merecida a quem dedicou grande parte da vida à segurança pública e à defesa da sociedade cearense.



       🗞️𝑨𝑫𝑴 𝑵𝑶𝑻𝑰́𝑪𝑰𝑨𝑺🗞️ 

TRAFICANTES USAM PERSONAGENS DE FILMES PARA INTIMIDAR USUÁRIOS DE DROGAS



Um caso registrado em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza,
chamou a atenção das autoridades. Traficantes estariam utilizando imagens de personagens famosos de filmes e desenhos animados em embalagens de drogas acompanhadas de mensagens ameaçadoras direcionadas aos compradores.


Em uma das apreensões, um pacote de maconha continha a imagem do personagem Jason Voorhees e um bilhete com ameaças relacionadas ao pagamento da droga. Outras apreensões também encontraram embalagens com figuras como Coringa, Seu Madruga, Simpsons e outros personagens populares.


Segundo especialistas, a prática funciona como uma forma de intimidação e demonstração de poder por parte das organizações criminosas.



            𝐀𝐃𝐌 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀𝐒

TRAGÉDIA NA CE-187



Um grave acidente envolvendo um Chevrolet Ônix e um caminhão baú foi registrado na CE-187, nas proximidades da entrada da localidade de Lustal, entre Tauá e o distrito de Santa Tereza.


Segundo informações preliminares, o carro teria tentado desviar de uma motocicleta, invadindo a contramão e colidindo frontalmente com o caminhão. Com o forte impacto, o veículo pegou fogo e os dois ocupantes morreram carbonizados.


As vítimas foram identificadas como Antônio Igor Mesquita de Sousa, de 30 anos, natural de Ipueiras, e Vanessa Elen Figueiredo Melo, de 28 anos, natural de São Paulo. O casal seguia viagem quando ocorreu o acidente.


O motorista do caminhão permaneceu no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas e realizar os procedimentos necessários.



            𝐀𝐃𝐌 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀𝐒

HOMEM MORRE APÓS SER ESFAQUEADO NO BAIRRO FREI DAMIÃO, EM JUAZEIRO DO NORTE



Um homem identificado como Danilo morreu após ser atingido por golpes de faca na manhã desta terça-feira (23), na Rua de Sá,
em frente ao número 606, no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte.


Equipes do SAMU e da Polícia Militar foram acionadas para a ocorrência. Ao chegarem ao local, os profissionais constataram que a vítima já estava sem vida.



            𝐀𝐃𝐌 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀𝐒

🚨Preso suspeito de matar jovem de 19 anos em Morrinhos

 A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) prendeu, na manhã desta terça-feira (23), o principal suspeito de assassinar a jovem Ana Rérica, de 19 anos, no município de Morrinhos, na Região Norte do Ceará.



A ação foi realizada por equipes das Delegacias de Polícia Civil de Marco, Bela Cruz e Acaraú, após quase um mês de investigações. O suspeito, conhecido popularmente como “Favela”, foi localizado e capturado no bairro São Luís, em Morrinhos.


Ana Rérica foi encontrada sem vida no fim do mês de maio, em uma área da zona rural do município, apresentando marcas de violência. Desde então, a Polícia Civil vinha realizando diligências para esclarecer o crime e identificar os responsáveis.


Após a prisão, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da região, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Ele permanece à disposição da Justiça.


            𝐀𝐃𝐌 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀𝐒

Mais uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE)

 



Mais uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) de combate às organizações criminosas foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (23). A ação, intitulada de Operação Vesta, teve como objetivo desarticular um grupo criminoso de origem carioca, com atuação no município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança Pública 12 (AIS 12). 


A ofensiva, que foi coordenada pela 1ª Delegacia Seccional da Região Metropolitana, da Delegacia de Polícia Civil de Caucaia, vinculada ao Departamento de Polícia da Região Metropolitana, resultou nas capturas de sete suspeitos. 





            𝐀𝐃𝐌 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀𝐒

BEPI da PMCE apreende mais de 3,5 kg de drogas



BEPI da PMCE apreende mais de 3,5 kg de drogas e materiais utilizados no tráfico em Juazeiro do Norte, A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), apreendeu mais de 3,5 quilos de entorpecentes na manhã desta terça-feira (23), no bairro Padre Cícero II, em Campos Sales.


A ação foi realizada por equipes da 4ª Companhia do Comando de Operações de Divisas (COD/BEPI), após informações indicarem que um imóvel abandonado estaria sendo utilizado como depósito para armazenamento e comercialização de drogas e armas.


Diante da denúncia, os policiais militares realizaram diligências e se deslocaram até o endereço informado. Durante as buscas no imóvel, que se encontrava desocupado, foram apreendidos 1.598 gramas de cocaína, 1.924 gramas de maconha, uma balança de precisão, sacos plásticos utilizados para acondicionamento de entorpecentes, quatro maquinetas de cartão, um saco contendo diversos chips telefônicos e uma espingarda de pressão. Nenhum suspeito foi localizado durante a ação.


Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Seccional de Juazeiro do Norte, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar continua realizando diligências com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo material ilícito.


Denúncias: A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: 

Assessoria de Comunicação da PMCE



            𝐀𝐃𝐌 𝐍𝐎𝐓𝐈́𝐂𝐈𝐀𝐒

Prefeitura de Sobral abre credenciamento de imprensa para cobertura do São João 2026



A Prefeitura de Sobral abriu o credenciamento de profissionais e veículos de comunicação interessados em realizar a cobertura do São João de Sobral 2026. O processo acontece exclusivamente de forma online e segue aberto até o dia 26 de junho, por meio de formulário virtual disponibilizado pela organização do evento.


O credenciamento é destinado a veículos de comunicação de diferentes segmentos, incluindo televisão, rádio, mídia impressa, portais de notícias e blogs. No ato da inscrição, deverão ser informados os dados dos profissionais que atuarão na cobertura, como nome completo, função desempenhada e contatos de e-mail e telefone.


Cada veículo poderá credenciar até três representantes para acompanhar a programação oficial do evento. A iniciativa tem como objetivo organizar o acesso da imprensa aos espaços destinados à cobertura, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais da comunicação.


O São João de Sobral será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de julho, reunindo grandes atrações nacionais, artistas locais e apresentações culturais que valorizam as tradições nordestinas. A programação promete movimentar a cidade e atrair visitantes de diversas regiões, consolidando o evento como um dos principais festejos juninos do Ceará.

Inova Norte fortalece o Ecossistema Local de Inovação com programação gratuita em Sobral



A cidade de Sobral será palco, nos dias 25 e 26 de junho, de um dos mais importantes eventos de inovação da Região Norte do Ceará: o Inova Norte. Realizado na Cadeia Criativa de Sobral, o encontro reunirá startups, empresas, instituições de ensino, pesquisadores, investidores e representantes do Ecossistema Local de Inovação em uma programação diversificada voltada ao fortalecimento da cultura inovadora e ao desenvolvimento regional.


Com atividades das 14h às 22h, o evento oferecerá uma experiência imersiva para empreendedores, estudantes, profissionais e entusiastas da inovação. A programação inclui palestras magnas, salas temáticas, hackathon, batalhas de startups, apresentações de soluções inovadoras, networking e momentos de integração entre os diversos atores que impulsionam o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.


Entre os destaques da programação estão as palestras de Allan Costa, empresário, investidor-anjo e referência nacional em inovação e transformação digital, e Lisiane Lemos, especialista em tecnologia, conselheira da ONU e reconhecida internacionalmente por sua atuação na promoção da diversidade e da inovação tecnológica.


Além das palestras, o público poderá participar de debates sobre inteligência artificial, empreendedorismo, transformação digital, governança para inovação, tecnologias emergentes, inovação industrial e desenvolvimento econômico dos territórios. O evento também contará com o Startup Wars, competição de pitches entre startups, o Demo Day Sebraelab e a premiação do Hackathon da Saúde, que reconhecerá soluções inovadoras voltadas para desafios do setor.


O Inova Norte tem como objetivo fortalecer conexões estratégicas, fomentar o empreendedorismo inovador e estimular a criação de soluções capazes de gerar impacto positivo para negócios, instituições e territórios da Região Norte do Ceará.


O evento é uma realização do Sebrae, em parceria com o Ecossistema Local de Inovação, o Centro de Inovação Cadeia Criativa e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Conta ainda com o apoio da Faculdade 5 de Julho (F5), Faculdade Luciano Feijão, Finep, Hubine (Banco do Nordeste), ICETEL, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Luz do Norte, SESI/SENAI, SECITECE, Universidade Federal do Ceará (UFC), UNINTA e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


Serviço

📍 Inova Norte 2026

📅 25 e 26 de junho

🕑 14h às 22h

📌 Cadeia Criativa de Sobral – R. Des. Moreira da Rocha, 1030, Centro, Sobral/CE

🎟️ Evento gratuito. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/inova-norte-2026/3441348

Banho de ofurô contribui para o bem-estar e recuperação de bebês prematuros na Santa Casa de Misericórdia de Sobral



Promovendo cuidado humanizado e contribuindo para o desenvolvimento dos recém-nascidos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral utiliza o banho de ofurô como uma das estratégias de assistência aos bebês prematuros internados na unidade neonatal. A técnica proporciona conforto, relaxamento e auxilia na recuperação de crianças que necessitam de cuidados especiais.


Realizado por profissionais capacitados, o banho consiste em colocar o bebê em água aquecida, com temperatura entre 36°C a 37,5°C, em um balde, simulando o ambiente intrauterino.


A fisioterapeuta Herika Lima explica que a técnica reproduz sensações semelhantes às vivenciadas pelo bebê durante a gestação, proporcionando segurança e tranquilidade. “O banho simula o ambiente uterino, por meio da temperatura da água e do posicionamento em flexão, semelhante ao adotado pelo bebê dentro do útero. Essa experiência favorece o relaxamento, contribui para a melhora da qualidade do sono e auxilia na estabilização da frequência cardíaca”, destaca. 

 

Além de promover bem-estar, o método oferece diversos benefícios clínicos, como melhora da circulação sanguínea, alívio de cólicas intestinais e auxílio no controle da frequência respiratória. A técnica também contribui para a qualidade do sono e pode auxiliar no processo de amamentação, uma vez que o bebê mais relaxado tende a apresentar melhor sucção durante as mamadas.


A pequena Serena, filha de Tamires de Sousa, vivenciou a experiência. Nascida prematuramente, ela demonstrou sinais de relaxamento durante o procedimento. Para a mãe, o momento foi marcado pela tranquilidade e pelos benefícios observados na filha. “Gostei muito da experiência. Ela ficou calma, relaxada e dormiu bem depois do banho”, relatou.


A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa de Misericórdia de Sobral com a assistência humanizada e baseada em boas práticas, proporcionando aos recém-nascidos um cuidado que alia acolhimento, segurança e qualidade no tratamento.

Quixadá: Um jovem de 20 anos foi detido



Quixadá: Um jovem de 20 anos foi detido após danificar um veículo e invadir uma residência em Quixadá. Segundo relatos de moradores, o suspeito estava completamente despido e apresentava comportamento alterado.


De acordo com as informações apuradas pelo radialista Washigton Luiz, o rapaz subiu em um carro estacionado e quebrou o para-brisa do veículo. Em seguida, ele invadiu uma residência, causando transtornos aos moradores.


Testemunhas relataram ainda que o jovem apresentava sinais de embriaguez e possível uso de entorpecentes.





       🗞️𝑨𝑫𝑴 𝑵𝑶𝑻𝑰́𝑪𝑰𝑨𝑺🗞️