terça-feira, 11 de março de 2014

Prefeitura lança o Programa Ronda Escolar nos Distritos

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Segurança e Cidadania, deu início ao Programa Ronda Escolar nos Distritos. A iniciativa objetiva levar a Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal em visitas periódicas às escolas municipais dos distritos, atuando de forma interativa com os diretores e coordenadores da rede de ensino, garantindo a segurança nas escolas e nos eventos realizados pelas unidades educacionais.
A primeira visita do Programa ocorreu nesta sexta-feira, 7, no Distrito de Aracatiaçu e teve como alvos as unidades educacionais municipais e estaduais, além do Centro Cultural de Aracatiaçu.
Coordenada pelo subcomandante da Guarda Civil Municipal, Francisco Rodrigues, e buscando a ampliação da consciência de segurança entre crianças e adolescentes, o Ronda Escolar reitera ações preventivas em seu patrulhamento ostensivo, na integração com gestores, professores, pais, alunos e demais integrantes da comunidade escolar", informa o subcomandante. 
Como método de seu atendimento as equipes fazem visitas periódicas às escolas considerando 05 pontos específicos: 
  • Checagem de perímetro – consiste na verificação do entorno da escola no intuito de inibir a presença de pessoas estranhas no ambiente escolar, procedendo com abordagens quando em condição de fundada suspeita;
  • Contato com o gestor – consiste no diálogo com um dos representantes do trio gestor (diretor, supervisor, coordenador) no intuito de levantar informações que venham a subsidiar o serviço de patrulhamento escolar;
  • Checagem da estrutura – consiste na verificação da estrutura física da unidade de ensino no intuito de observar pontos de vulnerabilidade que possam facilitar o acesso de pessoas estranhas ao ambiente escolar (buracos nos muros, vegetação alta, iluminação precária, etc.);
  • Checagem de acesso e pessoal – consiste na verificação do controle de acesso (critérios de restrição de entrada e identificação utilizados pela escola) e na interação com professores, alunos e funcionários;
  • Contato com a comunidade circunvizinha – consiste no diálogo com moradores e comerciantes das proximidades da escola, no intuito de “arrematar” e acrescentar dados sobre a rotina observada dos frequentadores do espaço da escola.






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