Memorando
No documento, datado do último dia 7, enviado ao Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM), ao Núcleo de Apoio ao Cliente (NAC), e ao próprio setor de Neonatologia do HRN, a coordenadora discorre sobre os motivos da medida, levando em consideração que, “a crescente falta de insumos, tais como cateteres, antibióticos, suplementos alimentares e outros, têm prejudicado a qualidade do trabalho, assim como sobrecarga de trabalho, a falta de reajuste dos plantões extra dos profissionais, com vínculo CLT e o atraso nos vencimentos de profissionais com outros vínculos”. O memorando também aponta como motivo para o encerramento do serviço, “a rotineira escassez de plantonistas, com dificuldade para preencher a escala, pontuando a insuficiência de profissionais para absorver todas as demandas do serviço”, que conta com 1o leitos de UTI, 25 de UCI Neo, além dos leitos de alojamento conjunto e salas de parto”, expõe a coordenação.
Ao finalizar o documento, a coordenadora comunica “ o fechamento da regulação de pacientes para a Neonatologia, de recém-nascidos, até que haja redução de leitos de UTI, além de fechar a regulação de gestantes, incluindo sala de parto, até segunda ordem”, encerra.
Atendimento
Em nota, a assessoria de imprensa do Hospital Regional informa que “o serviço de neonatologia está recebendo os pacientes regulados mais graves e encaminhando os demais casos de menor complexidade para a Central Integrada de Regulação. As pacientes vinculadas que fazem o pré natal no setor de obstetrícia do HRN e da Policlínica de Sobral, continuam tendo atendimento. A obstetrícia segue com atendimento aos casos de abortamento, óbito fetal”, entre outros, afirma.
A nota informa, ainda, que o HRN está buscando alternativas para solucionar o problema de escalas pontuais de pediatras no serviço de neonatologia, contratando profissionais para cobrir o atendimento. “O serviço está recebendo os pacientes regulados mais graves e encaminhando os demais casos de menor complexidade para a Central Integrada de Regulação”, afirmou a nota.
Fonte: Diário do Nordeste | Foto: Marcelino Jr
0 comentários:
Postar um comentário