Parabéns princesinha 245 Anos
Nesta quinta-feira (05/07/2017) Sobral comemorará seu 245º aniversário de emancipação política. Que o momento festivo também para estimular seus 201.756 habitantes (estimativa IBGE 2015) a conhecer um pouco mais da história da Fazenda Caiçara, passando pela Vila Distinta e Real até a atual cidade de Sobral.
Além disso, que também se reverta em ocasião para seu povo inteirar-se mais, questionar mais e exigir mais as providências cabíveis e necessárias, a fim de que se tenha uma cidade melhor e seus moradores mais felizes, com segurança, paz e oportunidade para todos que trilham os caminhos do bem. Parabéns, Sobral!
CAIÇARA – Nome dado à porção de terra herdada por Quitéria Maria de Jesus, como dote de seu casamento com Antônio Rodrigues de Magalhães. Quitéria havia herdado de sua mãe, Apolônia da Costa, casada com o sargento-mor Antônio Marques de Leitão. E Apolônia, por sua vez, teve sua parte herdada de seu pai Antônio da Costa Peixoto, português, vereador em Aquiraz. A 14 de outubro de 1702, este edil conseguiu uma sesmaria às margens do rio Acaraú, medindo uma légua e meia de comprimento com meia légua de largura, indo da margem esquerda do rio Acaraú ao sopé da serra da Meruoca. De suas terras, Antônio e Quitéria fundaram a fazenda à qual deram o nome de Caiçara pelo fato de ter sido no início protegida com uma cerca de varas. Isso é corroborado pela etimologia: a palavra Caiçara vem do tupi e significa “cerca feita de mato”.
Blog Bairro Padre Palhano Sobral-CE 05\07\2018
Blog Bairro Padre Palhano Sobral-CE 05\07\2018






0 comentários:
Postar um comentário