Nas imagens é possível observar o funcionário retirar a embalagem antiga do produto e reembalar posteriormente ao realizar uma nova pesagem e assim saindo com uma nova data de validade, o produto em questão é o peixe pirarucu.
No vídeo quem fez as imagens fala “Ele está tirando, jogando no lixo a data de validade que está pra vencer. Vence hoje. E está dando pra outro, lá dentro. O outro está repesando e está botando outra validade. Tá vendo aí?”, diz indignado com a conduta dos funcionários do estabelecimento.
É crime comercializar produtos vencidos:
A exposição à venda de produtos vencidos é considerada um crime grave, previsto no artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, com pena de detenção de 02 a 05 anos para o comerciante infrator ou gerente do estabelecimento.
Em Manaus donos de supermercados assinaram um termo de cooperação deste novembro de 2013, onde seguem os seguintes termos:
1. Caso o consumidor antes de efetuar o pagamento no caixa, encontre qualquer produto com data de validade vencida nas prateleiras ou nas gondolas de um dos supermercados, receberá gratuitamente o outro produto igual dentro da validade.
2. Se naquele momento o estabelecimento não dispuser de produto idêntico dentro do prazo da validade, o consumidor receberá outro produto similar de igual valor.
3. Não havendo produto similar de igual valor, o consumidor poderá escolher um produto da mesma seção do produto vencido. Sendo o produto escolhido mais caro o consumidor arcará com a diferença de preço.
4. O consumidor não pode receber em credito o valor do produto vencido.
5. Independente da quantidade de itens do produto vencido encontrado, o consumidor receberá gratuitamente apenas uma (01) unidade de venda do produto idêntico ou similar, dentro do prazo de validade.
6. Caso o consumidor verifique a validade vencida de um produto após a passagem pelo caixa, terá seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) – Lei 8.078/90, especialmente quanto previsto no seu art.18.
Entramos em contato com a Ouvidoria da Visa Manaus, pelo (92)988428481 mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno do órgão.
0 comentários:
Postar um comentário