segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Farmacêuticos hospitalares são essenciais para a segurança de pacientes, evitando erros relacionados a medicamentos




Integrando a equipe multiprofissional, o farmacêutico hospitalar tem um papel imprescindível na segurança do paciente. O profissional, que atua com internados em estágio grave e polimedicados, tem como função analisar as prescrições durante o tratamento hospitalar para identificar possíveis interações e estabelecer, junto à equipe de Enfermagem, os melhores horários, conforme a necessidade de cada pessoa.


No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, 13 farmacêuticos se distribuem em três equipes: Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), responsável pelo abastecimento, pela logística e pelo controle de estoque para os medicamentos e materiais médico-hospitalares; Supervisão, que busca as boas práticas de armazenagem e dispensação nas farmácias-satélites; e os profissionais clínicos, que trabalham para evitar questões relacionadas a medicamentos, como duplicidade terapêutica, interações medicamentosas, interações entre medicamentos e alimentos, além de erros de aprazamento.


“A atuação do farmacêutico no âmbito hospitalar é importante para evitar erros relacionados a medicamentos, reações adversas, e garantir que o paciente utilize a medicação que necessita, na dosagem, forma e no horário corretos, a fim de assegurar a eficácia do tratamento do paciente internado no hospital”, explica Ana Carolina Linhares Braga, farmacêutica do HRN.


Nas primeiras 48 horas de internação, o farmacêutico entrevista o paciente ou acompanhante para avaliar as comorbidades – doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão. “Avaliamos a história pregressa do paciente e a posologia do medicamento, que pode mudar a absorção de acordo com os horários de administração”, detalha Braga. A profissional explica que podem ser feitas intervenções farmacêuticas quando avaliado algum risco para a pessoa que está internada.



Farmacêutica do HRN, Ana Carolina Linhares Braga.





Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário