quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Em virtude de baixo estoque, Banco de Leite Humano do HRN incentiva doações




Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está com o estoque de leite humano proveniente de doação praticamente zerado. Situado em Sobral, o BLH é responsável por pasteurizar o leite materno destinado a dez bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e a outros 30 da Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco).


Para seguir alimentando os pequenos, o banco de leite faz um apelo à população da Região Norte para que as mulheres que estão amamentando, caso produzam leite em abundância e estejam gozando de boa saúde, possam doar esse alimento essencial para recém-nascidos e prematuros.


Para reforçar o estoque, o HRN está fortalecendo a doação domiciliar. Segundo a coordenadora do Banco de Leite do hospital, Renata Karen Oliveira, o leite materno é fundamental para a recuperação dos bebês. “A doação domiciliar é muito importante para prematuros, que, muitas vezes, por questões clínicas, não dispõem da mãe para fazer a ordenha”, avalia.


Ao entrar em contato com o Banco de Leite do HRN, as potenciais doadoras fazem um pré-cadastro e enviam a documentação necessária. Os exames rápidos são realizados na primeira visita domiciliar. Na ocasião, a voluntária é submetida a testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis.

É fornecido, ainda, um kit doadora, composto por máscara, gorro, gases e frascos, além de treinamento sobre como ordenhar.

A nutricionista do HRN, Larissa Leite, é doadora do alimento na unidade hospitalar. Ela é mãe de duas crianças, uma de três e outra de dois anos. “Ia desmamar, mas, vendo o estoque crítico do banco de leite, continuo doando”.



Serviço

Banco de Leite Humano do HRN
Telefone: (88) 3677-9467
WhatsApp: (88) 9 8883-4079


Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário