A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2021. No documento, publicado no início deste mês, três equipamentos regionais e dois situados na Capital, todos da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), aparecem em destaque, com alta conformidade, segundo os requisitos de avaliação. São eles: hospitais regionais do Cariri (HRC), do Sertão Central (HRSC) e Norte (HRN); e os hospitais Geral de Fortaleza (HGF) e Dr. César Cals (HGCC). Os regionais são geridos pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma medida de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os equipamentos avaliados precisaram atender a 21 indicadores relacionados à estrutura, ao processo e à gestão de riscos relacionados com as práticas de segurança do paciente – baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013. Além de preenchimento de formulário e comprovação documental, os hospitais passaram por vistoria presencial.
Dentre os indicadores requisitados para avaliação, estão: implantação do Núcleo de Segurança do Paciente; do Plano de Segurança do Paciente (PSP); do protocolo de prática de higiene das mãos e de cirurgia segura; do protocolo para segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; e regularidade da notificação mensal de incidentes relacionados à assistência à saúde.
As unidades de Quixeramobim e de Sobral atingiram 100% de conformidade pelo segundo ano consecutivo. “Os anos de 2020 e 2021 foram anos muito difíceis. Tudo é fruto da colaboração de todos os profissionais da assistência, do apoio e da gestão, que compreenderam a importância de se realizar um cuidado seguro”, pontua o gerente de Risco do HRN, Kildery Teófilo, enfatizando que “a implantação de práticas seguras baseadas em evidências tem um grande potencial de salvar vidas”.







0 comentários:
Postar um comentário