Os pacientes egressos da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, passaram a ser acompanhados pelo atendimento ambulatorial do equipamento. Iniciado em março deste ano, o serviço oferece assistência com médico neurologista. Cerca de 40 pessoas já foram beneficiadas. O espaço possui 20 leitos para casos de AVC Agudo e Subagudo.
A atuação do ambulatório é fundamental para monitorar fatores de risco e evitar complicações para os pacientes. “É um serviço de consultas realizado exclusivamente para aqueles que estiveram internados no hospital e receberam alta. Cuidamos dos pacientes, verificamos se houve melhoras dos sintomas iniciais, se estão fazendo uso correto das medicações e se precisam de novos exames, por exemplo, para que consigamos controlar corretamente os fatores que desencadearam o AVC”, explica o coordenador médico Espártaco Ribeiro
Arteriografia cerebral
Outro serviço oferecido pelo equipamento é a realização de arteriografias. São exames feitos por cateterismo para identificar doenças graves como aneurismas cerebrais – podendo provocar sintomas como dor de cabeça intensa e convulsões; em situações mais graves, pode ser indicada a internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
0 comentários:
Postar um comentário