sexta-feira, 16 de junho de 2023

Febre maculosa no Ceará: saiba como se prevenir da doença e evitar que ela atinja seu animal



Estado registrou, entre janeiro até quarta-feira (14), quatro casos confirmados da doença, todos sem óbito

A febre maculosa voltou a preocupar as autoridades da saúde do país. A doença, transmitida por contato com o carrapato infectado pela bactéria do gênero Rickettsia, provocou um surto na cidade de Campinas (SP), e resultou na morte de três pessoas.

Pesquise a região. Antes de ir a uma área de mata, é importante pesquisar se a região tem registros de febre maculosa. Se sim, vale redobrar a atenção para a presença de carrapatos no local.

Uma delas é o uso de repelentes à base de DEET, que protegem contra o carrapato.

Outra dica é usar roupas compridas e claras, pois isso ajuda a visualizar mais fácil, caso algum deles suba em você.

Para quem costuma fazer trilha ou passarinhadas, uma opção é usar fita-crepe na “boca” da calça. O ideal é fechar a “boca” e também colocar a fita ao contrário, com a parte colante para fora, fazendo uma barreira. Assim o carrapato ficará grudado caso tente subir pelas pernas da pessoa.

Há a opção ainda de usar alguns talcos à base de enxofre. No caso de pegar muitos carrapatos, o indicado é tomar banho com o sabonete em barra de enxofre.

Se encontrar um carrapato grudado na pele, a recomendação é removê-lo o mais rápido possível. A forma ideal é retirar o bicho com uma pinça.


0 comentários:

Postar um comentário