sábado, 23 de dezembro de 2023

Jovem de 22 anos comete suicídio depois de ser alvo de fake news da página de esquerda ‘Choquei’



O perfil de fofoca 'Choquei' divulgou montagens que mostravam suposto flerte de Jéssica Vitória Canedo com o humorista Whindersson Nunes; ambos negaram a veracidade da história

Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira, 22, em Minas Gerais. Dias atrás, a jovem se tornou alvo de notícias falsas, divulgadas pelo perfil de fofoca Choquei, no Twitter/X. Ela será velada em Araguari, no interior do Estado.

Conhecido por compartilhar informações sem checagem, o Choquei divulgou imagens de supostos diálogos amorosos entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relação.

“Não faço ideia de quem seja essa moça, e isso é um print fake”, disse Whindersson, na ocasião. “Isso já passou do limite”, escreveu a jovem, no Instagram, dias antes de tirar a própria vida.


(Clique nas imagens para vê-las em tamanho real)

Raphael Sousa, um dos donos do Choquei, debochou do texto de Jéssica, por supostamente ser longo. “Avisa para ela que a redação do Enem já passou”, disse. “Pelo amor de Deus!” Depois da repercussão do caso, Sousa apagou seu perfil.


Ines Oliveira, mãe de Jéssica, chegou a gravar um vídeo para pedir à página de fofoca que deixasse de compartilhar informações falsas sobre a filha. Nada adiantou.

Estou aqui em primeiro lugar como mãe”, disse Ines, ao relatar que Jéssica sofria de depressão. “Ela já tentou, como hoje, se matar. Estou aqui, pedindo que vocês parem de postar isso. Minha filha nem rede social tem. Não é fácil chegar em casa e ver a filha com o pescoço cortado, os pulsos. A gente não tem condição de ficar… a gente não é rico, depende do posto de saúde.”


Família confirma o suicídio da jovem

A própria mãe confirmou a morte da filha. “Nota de falecimento: é com muito pesar que informamos que, nesta manhã do dia 22/12, Jéssica não resistiu à depressão, a tanto ódio e veio a óbito”, diz o texto. “Será sepultada hoje, e o enterro será amanhã.”

Momentos depois, os responsáveis pelo Instagram de Ines disseram que ela não iria se pronunciar. “Não está em condições de responder a nenhuma mensagem”, informaram. “Estamos tomando conta das redes sociais dela temporariamente.”

As amigas de Jéssica lamentaram sua morte, em publicações nas redes sociais. “Infelizmente, perdi uma amiga — por conta de mentiras, por conta de ataques na rede social”, escreveu Vitória Santos. “Amiga, que Deus te dê um bom lugar. Descanse em paz.”

Gabriela Maia seguiu na mesma linha. “Esse universo sem lei, chamado internet, ainda vai matar muita gente”, observou. “Me pergunto até onde vai a maldade humana e me revolto em pensar que pessoas são capazes de tudo! Inclusive, de atacar uma pessoa na internet, infernizando e piorando todo seu estado clínico. Infelizmente, minha revolta não traz a vida novamente. Deveriam pôr a mão na consciência e um pouco mais de amor no coração.”


Whindersson se manifesta

O Nonstop Produções S.A., escritório que administra a carreira do humorista, divulgou uma nota nas redes sociais.

“Nesta sexta-feira, 22, Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jéssica”, diz o texto. “Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público, proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta.”


Leia a nota de Whindersson

“Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho. A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV — Centro de Valorização da Vida.”


Os influenciadores do Choquei

Embora se dedique ao entretenimento e à fofoca, o Choquei tem na política seu carro-chefe. O perfil é conhecido por divulgar mensagens positivas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A história começou antes da eleição e se estende até os dias de hoje.

Reportagem publicada pela revista piauí, em 1º de novembro do ano passado, mostra a relação próxima entre Raphael Sousa, criador da página, e a futura primeira-dama, Janja.

0 comentários:

Postar um comentário