Rajadas de vento de até 60km/h devem atingir General Sampaio e outras 168 cidades do Ceará entre esta quarta e a próxima sexta-feira (2). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu aviso de “perigo potencial” por um vendaval no Estado.
O aviso é válido até as 18h de sexta, e está classificado com nível amarelo, o primeiro na escala de severidade estabelecida pelo órgão de meteorologia. Os demais níveis, laranja e vermelho, preveem cenários de mais risco, mas, geralmente, não abrangem o Ceará.
O aviso de perigo potencial prevê ventos com velocidade variando entre 40 km/h e 60 km/h na capital e nas cidades do interior cearense. Apesar disso, o instituto pontua que há “baixo risco de queda de galhosde árvores”.
O segundo semestre é conhecido como “temporada dos ventos” no Ceará. Pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que as maiores velocidades dos ventos ocorrem na faixa litorânea e em regiões serranas.
O fenômeno é comum nos meses de julho a setembro, ficando mais intenso neste último. A causa, segundo meteorologistas da Funceme, é a influência de um ciclone subtropical, um sistema de alta pressão no meio do Oceano Atlântico Sul, que organiza os ventos alísios, nessa época do ano.







0 comentários:
Postar um comentário