terça-feira, 5 de novembro de 2024

Beneficiários do BPC podem atualizar o CadÚnico no Cras, sem necessidade de comparecer ao INSS

A atualização ou inscrição no CadÚnico pode ser realizada diretamente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de sua região.



Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com pagamento bloqueado ou que precisam atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) não precisam comparecer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A atualização ou inscrição no CadÚnico pode ser realizada diretamente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de sua região.


A convocação é direcionada tanto aos beneficiários que ainda não estão inscritos no CadÚnico quanto àqueles que não atualizam as informações há mais de 48 meses. A regularização é fundamental para evitar o bloqueio do pagamento.


Opções para desbloqueio e atualização


Para quem já teve o pagamento bloqueado, é possível desbloquear o benefício em até 72 horas após atualizar as informações no Cras e ligar para a Central 135 do INSS. A contagem do prazo para o desbloqueio começa a partir da ligação. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social não informou o prazo exato para reativação do BPC após a regularização dos dados.


Função do INSS e do Ministério do Desenvolvimento Social


O BPC é regulamentado pela Lei Orgânica do Serviço Social (Loas) e é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que também define as normas para o benefício. O INSS, por sua vez, é responsável apenas pelos pagamentos, enquanto a atualização de dados no CadÚnico é realizada exclusivamente nos Cras.


Balanço atualizado


Até 28 de outubro, 200 mil beneficiários fizeram o cadastro ou regularizaram seus dados no Cras. Entretanto, cerca de 305 mil pessoas ainda não tomaram essa providência, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Dos 640.686 beneficiários que precisam atualizar o CadÚnico, somente 71.237 responderam à notificação, e 73.197 fizeram a atualização voluntariamente. Cerca de 517 mil pessoas ainda não compareceram ao Cras para regularizar sua situação.


Fonte: GCMAIS

0 comentários:

Postar um comentário