terça-feira, 4 de março de 2025

Cinco cidades registram chuvas acima de 100 mm nas últimas 24 horas; previsão de mais chuvas



As chuvas intensas que atingem o Ceará desde a madrugada resultaram em acumulados expressivos em diversas cidades do estado. Entre as 7h de segunda-feira (3) e as 7h desta terça-feira (4), último dia de Carnaval,
ao menos cinco municípios cearenses registraram precipitações acima de 100 mm, segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


O maior volume foi anotado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde choveu 142 mm na sede do município. Além disso, outros três postos na cidade estão entre os maiores acumulados do estado. A capital Fortaleza também está na lista de localidades que registraram chuvas significativas no período.


Chuvas em cidades do Ceará nas últimas 24 horas:

1 – São Gonçalo do Amarante: 142.0

2 – Paracuru: 125.0

3 – Fortaleza (CASTELÃO): 108.4

4 – Novo Oriente: 103.5

5 – Aratuba: 102.0.


Previsão de mais chuvas em cidades do Ceará

Conforme a Funceme, a previsão do tempo indica continuidade das chuvas em todas as macrorregiões do Ceará até a próxima quinta-feira (6). Para esta terça-feira (4), os maiores acumulados devem ocorrer na faixa litorânea, no Litoral Norte, na região da Ibiapaba e no noroeste do Sertão Central e Inhamuns. A intensidade deve variar entre fraca e moderada, podendo ser forte em alguns momentos.


No final da tarde e início da noite, áreas de instabilidade vindas do Rio Grande do Norte e da Paraíba podem avançar para o sul da região Jaguaribana e o norte do Cariri, provocando chuvas de intensidade semelhante. Já na madrugada e manhã de quarta-feira (5), a precipitação tende a se deslocar para o centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.


Os meteorologistas apontam que o aumento da nebulosidade no centro-norte do estado está associado à maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que favorece a formação de áreas de instabilidade próximas à costa.


A recomendação é que a população acompanhe as atualizações da Funceme e das autoridades locais para eventuais alertas sobre o volume de chuvas e impactos na região.

0 comentários:

Postar um comentário