domingo, 30 de março de 2025

Morre aos 89 anos, Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, pároco emérito da Catedral da Sé de Sobral



A Diocese de Sobral comunicou com profundo pesar o falecimento de Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, ocorrido na manhã deste domingo, 30 de março, em Sobral. Aos 89 anos,
Padre Gonçalo deixa um legado de fé, dedicação pastoral e compromisso com a educação e a evangelização.


Natural de Poranga, no interior do Ceará, Gonçalo de Pinho Gomes nasceu em 28 de março de 1936, filho de Raimundo Gomes Elesbão e Maria Rodrigues de Pinho. Iniciou seus estudos primários em Poranga e Ipueiras entre 1943 e 1949, cursando o ensino secundário em Sobral de 1950 a 1955. Dedicou-se à formação religiosa com estudos em Filosofia e Teologia em Fortaleza, de 1956 a 1962, e posteriormente cursou Filosofia em Sobral entre 1968 e 1971.


Sua vocação sacerdotal foi despertada pela influência dos seminaristas da paróquia de sua cidade natal. Foi ordenado presbítero em 6 de janeiro de 1963, em Poranga, por Dom João José da Mota e Albuquerque, segundo bispo da Diocese de Sobral. Celebrou sua primeira missa no dia seguinte, também em Poranga.


Monsenhor Gonçalo iniciou sua missão pastoral como vigário cooperador na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú, ao lado do então pároco Pe. Sabino Lima Feijão. Posteriormente, assumiu a direção da Paróquia de Santo Antônio, em Aracatiaçu, onde permaneceu de 1964 a 1979. Após esse período, foi transferido para a Paróquia da Sé, onde primeiro atuou como vigário cooperador e, após o falecimento do pároco, assumiu em definitivo a função, permanecendo à frente da Catedral por 36 anos.


Reconhecido por sua atuação firme e amorosa, Monsenhor Gonçalo também teve uma contribuição significativa na área educacional. Lecionou na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, além de ser professor no Instituto de Teologia e Pastoral (ITEP). Em reconhecimento a sua dedicação à cidade, recebeu o título de Cidadão Sobralense da Câmara Municipal por ocasião do seu jubileu de prata sacerdotal, em 1988.

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário