terça-feira, 13 de maio de 2025

HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL POSSIBILITAÇÃO DE PACIENTES VITIMAS DE NEUROTRAUMAS



No fim do ano passado, Valdir Ferreira de Menezes, 45, caiu de uma árvore enquanto realizava uma poda. Ficou desacordado e, ao recobrar a consciência, já estava em um leito hospitalar. Trabalhando como autônomo, Valdir
viu sua vida mudar após o acidente: passou um período sem conseguir andar e quase 50 dias internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim.


Morador de Tianguá, Valdir foi atendido pelo serviço de Neurocirurgia do HRSC, referência em casos de neurotraumas na região. “Fizeram uma cirurgia e, graças a Deus, estou me recuperando direitinho, andando bem devagarzinho, fazendo tudo o que o médico pediu”, relatou o paciente. A regionalização da saúde garantiu que ele tivesse o atendimento especializado perto de casa.


Desde que passou a funcionar, em 2018, o serviço já realizou mais de mil procedimentos na unidade. O neurotrauma, classificação dada ao Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e ao Trauma Raquimedular (TRM), é o mais comum. Este último ocorre em situações usuais, principalmente em cidades do interior do estado, como quedas de árvores e acidentes após brincadeiras que envolvem pulos em açudes ou rios.


“São lesões, na maioria das vezes, graves, e exigem um manejo adequado para devolver ao paciente sua reabilitação física e cognitiva”, explica o coordenador da Neurocirurgia do HRSC, Rafael Fonseca. A depender da gravidade da lesão, a região cerebral pode sofrer sequelas. “O que buscamos é reabilitar o paciente em todos os aspectos para que o trauma não o incapacite”, pontua.


Revisão de métodos visando melhor resultado


Com foco na atualização das práticas médicas, especialistas promoveram um simpósio no HRSC, para discutir metodologias e técnicas de manejo em pacientes com neurotraumas. “É uma ação muito bem-vinda, pois abrimos recentemente uma emergência para atendimento a politraumas. É fundamental alinhar condutas para oferecer tratamento de excelência aos pacientes”, destacou Rafael Fonseca.


📸: Divulgação 

0 comentários:

Postar um comentário