domingo, 27 de julho de 2025

Santa Casa inicia processo de reabertura

 PREVISÃO DE REABERTURA DE 274 LEITOS ATÉ DEZEMBRO



A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza reabriu neste sábado (26) os primeiros 20 leitos hospitalares sob a nova gestão temporária da Prefeitura de Fortaleza. A medida faz parte de um plano emergencial que prevê a reativação de 274 leitos até o fim de 2025, sob gestão temporária do município.


Nesta primeira etapa, foram disponibilizados 15 leitos de enfermaria e 5 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já ocupados por pacientes transferidos de UPAs e hospitais da rede municipal e estadual. A previsão da Prefeitura é reabrir 100 leitos já em agosto.


Segundo a gestão municipal, a iniciativa busca recuperar a importância histórica da Santa Casa no sistema público de saúde do Ceará. Na quarta-feira anterior (17), técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Santa Casa iniciaram o cronograma de reestruturação da unidade, com o apoio de consultores do Ministério da Saúde. O foco da retomada dos serviços será a assistência em média e alta complexidade, oncologia e leitos de UTI.


A iniciativa ocorre após a publicação, no Diário Oficial do Município (DOM), do Decreto nº 16.335, que estabelece a intervenção temporária do município por 180 dias na gestão da Santa Casa. O médico José Erialdo da Silva Junior foi nomeado gestor administrativo, financeiro, patrimonial e operacional da unidade hospitalar. O financiamento das ações será compartilhado entre os governos federal, estadual e municipal.


A reestruturação se dará em sete frentes: diagnóstico institucional, recuperação financeira, requalificação da gestão e dos serviços assistenciais, reorganização do quadro de pessoal, comunicação com a sociedade e planejamento da transição futura. Além disso, por meio do programa Agora Tem Especialistas, a Santa Casa deve realizar mais de mil cirurgias por mês com a reativação de cinco salas cirúrgicas. 


Também será reaberta a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que prestará serviços de quimioterapia e cirurgia oncológica. Um novo acelerador linear será implantado para ampliar a oferta de radioterapia.

0 comentários:

Postar um comentário