terça-feira, 21 de outubro de 2025

Cidade do Ceará registra chuva de 220 milimetros , maior volume da série histórica



O município de Jardim, no estado do Ceará, registrou 220 milímetros de chuva entre segunda (20) e terça-feira (21), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Trata-se do maior volume observado na cidade desde o início da série histórica.


Nesse mesmo período, ao menos 11 municípios do sul do Ceará tiveram chuvas acima da marca de 50 milímetros. Os dados dizem respeito ao período de 24 horas entre as 7h da manhã de segunda e as 7h de terça.


O maior registro ficou com o município de Jardim. Em seguida, aparecem Potengi (128 mm), Caririaçu (89 mm), Araripe (76 mm), Jati (72 mm), Altaneira (65 mm), Campos Sales (60 mm), Saboeiro (58 mm) e Porteiras (51 mm).


Segundo a Fundação, as precipitações – que acontecem em pleno outubro, quando usualmente não há fortes chuvas no Ceará – se dão por uma frente fria sobre a costa leste do Nordeste, que deve continuar influenciando o tempo no Ceará até a quarta-feira (22), principalmente no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns. A Funceme aponta ainda que o sistema frontal tem mantido o céu bastante nublado no centro-sul do estado e favorecido precipitações em diferentes períodos do dia.

0 comentários:

Postar um comentário