domingo, 8 de fevereiro de 2026

Açude Curral Velho é o primeiro a sangrar no Ceará em 2026



O Açude Curral Velho, localizado no município de Morada Nova, foi o primeiro reservatório do Ceará a atingir sua capacidade máxima em 2026. A sangria aconteceu neste domingo, 8 de fevereiro, conforme dados do Portal Hidrológico da Funceme, celebrando o início da quadra chuvosa no estado.


A chegada das chuvas é recebida com entusiasmo pela população da região, especialmente por agricultores e moradores que dependem do bom nível dos açudes para suas atividades. A sangria do Curral Velho é vista como um sinal positivo para o abastecimento hídrico da região do Vale do Jaguaribe.


Apesar da boa notícia, a maioria dos reservatórios do estado ainda segue com volumes abaixo do ideal. O Castanhão, maior açude do Ceará, por exemplo, permanece com pouco mais de 19% da sua capacidade total, segundo o último levantamento da Funceme.


A expectativa é de que as chuvas continuem nos próximos dias, contribuindo para a recarga dos demais açudes. Órgãos responsáveis seguem monitorando a situação e reforçam a importância do uso consciente da água, mesmo com os primeiros sinais positivos da estação.


0 comentários:

Postar um comentário