Promovendo cuidado humanizado e contribuindo para o desenvolvimento dos recém-nascidos, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral utiliza o banho de ofurô como uma das estratégias de assistência aos bebês prematuros internados na unidade neonatal. A técnica proporciona conforto, relaxamento e auxilia na recuperação de crianças que necessitam de cuidados especiais.
Realizado por profissionais capacitados, o banho consiste em colocar o bebê em água aquecida, com temperatura entre 36°C a 37,5°C, em um balde, simulando o ambiente intrauterino.
A fisioterapeuta Herika Lima explica que a técnica reproduz sensações semelhantes às vivenciadas pelo bebê durante a gestação, proporcionando segurança e tranquilidade. “O banho simula o ambiente uterino, por meio da temperatura da água e do posicionamento em flexão, semelhante ao adotado pelo bebê dentro do útero. Essa experiência favorece o relaxamento, contribui para a melhora da qualidade do sono e auxilia na estabilização da frequência cardíaca”, destaca.
Além de promover bem-estar, o método oferece diversos benefícios clínicos, como melhora da circulação sanguínea, alívio de cólicas intestinais e auxílio no controle da frequência respiratória. A técnica também contribui para a qualidade do sono e pode auxiliar no processo de amamentação, uma vez que o bebê mais relaxado tende a apresentar melhor sucção durante as mamadas.
A pequena Serena, filha de Tamires de Sousa, vivenciou a experiência. Nascida prematuramente, ela demonstrou sinais de relaxamento durante o procedimento. Para a mãe, o momento foi marcado pela tranquilidade e pelos benefícios observados na filha. “Gostei muito da experiência. Ela ficou calma, relaxada e dormiu bem depois do banho”, relatou.
A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa de Misericórdia de Sobral com a assistência humanizada e baseada em boas práticas, proporcionando aos recém-nascidos um cuidado que alia acolhimento, segurança e qualidade no tratamento.







0 comentários:
Postar um comentário